about_page_img

PROGRAMA DE NUTRIÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO ESCOLAR - PNDE


O PNDE tem como objetivo formular um plano alimentar que atenda às necessidades nutricionais da criança ou adolescente. De acordo com a idade, atividades desenvolvidas e o número de horas que permanece na escola, é possível traçar um plano de ação eficiente e nutricional. O ideal é que as dúvidas sobre alimentação saudável sejam esclarecidas ainda no desenvolvimento escolar. O nutricionista é capaz de elaborar dietas especiais de acordo com a necessidade específica de cada criança ou adolescente.

A importância da nutrição equilibrada e saudável para criança e adolescentes
A educação alimentar é de grande importância às crianças para fazê-las aprender desde cedo sobre as escolhas alimentares e também na orientação dos pais. A tarefa de educá-las através de uma alimentação escolar saudável é muito comprometida no Brasil. Aqui não há uma obrigatoriedade sobre conhecimentos nutricionais para cantinas e lanchonetes escolares e isso pode fazer com elas acostumem-se com a má alimentação.

No atual contexto social, em que as crianças começam desde cedo a comer fora de casa, as influências vem principalmente da escola, professores e amigos. Os hábitos alimentares inadequados devem ser revertidos, assim como os bons hábitos alimentares incentivados. Os erros alimentares podem persistir se alguma atitude não for tomada. Esta tarefa de reeducação alimentar cabe aos pais e ao ambiente escolar. Nem sempre há o cuidado necessário para garantir que se encontrem alimentos saudáveis nas cantinas escolares. A criança má nutrida não tem o mesmo rendimento e capacidade intelectual do que aquelas que possuem uma boa alimentação.

A atenção à saúde infantil pressupõe ações/intervenções como o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunização, incentivo à amamentação, prevenção e tratamento de infecções. É essencial a informação aos pais e responsáveis. São eles que passam a educação alimentar para os filhos, principalmente nos primeiros anos de vida, onde acontece a formação dos hábitos alimentares que serão levados por toda a vida.