about_page_img

NUTRIÇÃO CLÍNICA


A Nutrição clínica é uma área específica que tem como objetivo tratar diversas enfermidades. De forma terapêutica, através de uma alimentação específica, balanceada e saudável é possível promover, manter e recuperar a saúde contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Algumas doenças como obesidade, doença celíaca, desnutrição, diabetes mellitus, fenilcetonúria, cirrose hepática, hipertensão arterial, cardiopatias e constipação intestinal necessitam de acompanhamento nutricional rigoroso para o controle e melhora do quadro.

Como posso ajudar?

É possível elaborar dietas especiais de acordo com as necessidades médicas. O paciente é examinado individualmente onde são observados aspectos como a situação fisiopatológica, o histórico clínico e familiar (anamnese), estado nutricional, físico e bioquímico. A partir daí é formulado o diagnóstico e a conduta nutricional. O atendimento ambulatorial em nutrição clínica geralmente visa o controle de peso, aconselhamento e educação nutricional para indivíduos sadios ou enfermos. A dietoterapia, (tratamento através dos alimentos), é a ferramenta mais usada pelo nutricionista para a recuperação dos pacientes. Para cada patologia um programa diferenciado.